quinta-feira, setembro 25, 2008

37=2 Perspectivas na Galeria Minerva

Tiago Curado Almeida, Isabel de Carvalho Garcia, Mário Nunes,
Nuno Miguel Tavares e Fernando Padilha



A Galeria Minerva tem patente até dia 15 de Outubro a instalação de fotografia “37= 2 Perspectivas”, com fotografia de Fernando Padilha, concepção e instalação de Nuno Miguel Tavares e Tiago Curado Almeida e design de som de Francisco Pessanha. A instalação contou ainda com a colaboração de João Padilha, Marcos Martins, Marta Guerreiro e Tânia Carreira e com os apoios da Labialfarma - Produtos Farmacêuticos e Nutracêuticos e CMB - Construções Metálicas.

Durante a inauguração, quem contou com a presença do vereador da Cultura, Mário Nunes, e de algumas dezenas de amigos e familiares dos autores, Isabel de Carvalho Garcia salientou o desejo da MinervaCoimbra em apoiar iniciativas de jovens criadores, desafiando estes a responder com a apresentação de projectos.

Neste projecto agora patente na Galeria Minerva, a fotografia de Fernando Padilha assume-se com verdade. Sem gratuitismos ou poses. “Aqui, a fotografia é um reflexo imediato, é uma visão única, é um acto espontâneo, é quase um desespero de não perder o momento e o lugar”, refere o autor.

A fotografia de Fernando Padilha, pode ainda ler-se no desdobrável de apresentação da instalação “é um retrato das sociedades com sentido crítico, é o reflexo de um olhar atento, é o ter algo a dizer em relação ás coisas, e é acima de tudo o prazer de contemplar um lugar. A sua linguagem é uma imagem, não necessita de palavras ou frases cheias de significado á procura do sentido da vida. A imagem diz tudo, e o conteúdo dá-lhe a razão”.

Fernando Padilha desenvolve a sua actividade profissional na indústria farmacêutica. Tiago Curado Almeida e Nuno Miguel Tavares são dois jovens finalistas do curso de Arquitectura da Escola Universitária das Artes de Coimbra.

A instalação está patente de segunda feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 19h00, na Rua de Macau 52, ao Bairro Norton de Matos.

A sessão de inauguração integrou as Terças-Feiras de Minerva que assim retomaram a sua programação. As Terças-Feiras de Minerva irão prosseguir a 14 de Outubro com a primeira sessão do ciclo “O dever de educar”, organizado por Helena Damião, Isabel de Carvalho Garcia, João Boavida, Mónica Vieira e Autora Viâes.


José Alberto Garcia, Nuno Miguel Tavares, Marta Guerreiro,
Tiago Curado Almeida, Fernando Padilha,
Isabel de Carvalho Garcia e Francisco Pessanha










Sem comentários: