quinta-feira, julho 03, 2008

Amor e serenidade em "Diálogo com o Ser"

José Ribeiro Ferreira, Graça Patrão e Isabel de Carvalho Garcia


Realizou-se na Livraria Minerva uma sessão de apresentação do livro de poesia "Diálogo com o Ser", de Graça Patrão, com a presença de José Ribeiro Ferreira.

Ilustrado por "delicados e oníricos desenhos" da autora, o professor de Estudos Clássicos recordou que o livro é constituído por quatro partes — "Camões", "25 de Abril", "O amor outra vez" e "Admiro" — e aflora vários temas, assuntos ou personalidades que são da especial estima ou que a autora admira.

São temas como o amor, a fugacidade da vida e das coisas e sentimentos. São escritores como Camões, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Florbela, Carlos Oliveira, Saramago. São terras, cidades e países, como Lisboa, Açores, Grécia, Creta, Madrid.

Com algumas repercussões de Sophia, Graça Patrão visita pintores como Vicent Van Gogh e Vermeer e não esquece os realizadores de cinema ou os compositores musicais. As reflexões e os conhecimentos filosóficos aparecem com frequência, bem como a alusão a figuras no âmbito da filosofia, como Sócrates, Platão, Fédon, Kant, Hegel, Marx.

Segundo José Ribeiro Ferreira, a memória é tema recorrente ao longo de "Diálogo com o Ser", memória que tanta importância tem na poesia contemporânea e que a pedagogia parece querer relegar para os escanos do esquecimento.

Mas o grande tema do livro, "que diríamos quase omnipresente", é todavia o amor e alguma serenidade. Ao longo de toda a obra há um sentido de apaziguamento que pode observar-se mesmo nos poemas, mais neutros e frios, sobre a Revolução de Abril — "neles encontramos a mesma calma, apaziguadora e renunciativa aceitação".

"A própria disposição gráfica dos poemas, com espaços longos entre as palavras nos poemas, nos dá a ideia de memória calma que recorda remansosa o passado. Não é o doloroso sofrimento, mas a seda suave e terna recordação apaziguada", referiu ainda Ribeiro Ferreira.

Graça Patrão nasceu em Coimbra em 1948 e aqui frequentou o "Círculo de Artes Plásticas", tendo participado na sua primeira exposição em 1964.

Actualmente é professora de Filosofia na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, onde coordena um projecto de azulejaria que tem como principal objectivo a educação pela arte.









Na Galeria Minerva está patente uma exposição de pintura da autora.








Sem comentários: