terça-feira, maio 13, 2008

Pintura de Joaquim de Sousa na Galeria Minerva

João Aguiar, Isabel de Carvalho Garcia e Joaquim de Sousa


“Manchas e traços, luz e sombra” é o título da exposição de pintura de Joaquim de Sousa patente na Galeria Minerva até 24 de Maio. Da sua pintura, refere o escritor João Aguiar no catálogo da exposição que Joaquim de Sousa cria “sem pretender transmitir qualquer mensagem. Sem se submeter a obsessões, nem a correntes definidas; sem pensar no seu lugar na História. Sem se arrogar o problemático estatuto de génio incompreendido”.

Mas sim “assumindo a saudável, preciosa liberdade de ouvir exclusivamente a sua vontade, o seu gosto e a ideia que lhe aparece sem explicações eruditas e complicadas”. Passando sem transição da paisagem e da natureza morta ao abstracto, do formalmente convencional ao simbólico, da luz misteriosa e da transparência do vidro ao retrato de uma flor, a mensagem da pintura de Joaquim de Sousa só toma forma quando chega aos olhos do observador. “E é certamente diferente para cada um de nós. E esse é o segredo”, conclui João Aguiar.

Joaquim de Sousa nasceu em 1943 em Mangualde e reside em Oeiras. Possui o Curso das Escolas Industriais e é desenhador gráfico publicitário. É o capista e ilustrador de todas as crónicas e romances do escritor João Aguiar. Entre as exposições em que participou destacam-se as colectivas no Instituto Politécnico de Portalegre, Museu da Fotografia de Elvas e Feitoria de Oeiras (Colégio Militar).

A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 1oh00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00, na Galeria Minerva (Rua de Macau 52, Bairro Norton de Matos).


João Aguiar, Isabel de Carvalho Garcia, António Augusto Menano,
Joaquim de Sousa e José Alberto Garcia


Helena Rainha Coelho, João Aguiar, Isabel de Carvalho Garcia,
António Augusto Menano,
Joaquim de Sousa, Rako e José Alberto Garcia













(Colecção Particular)










Sem comentários: