sexta-feira, abril 25, 2008

A GEOGRAFIA FÍSICA DE PORTUGAL NA VIDA E OBRA DE QUATRO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

O Presidente do Conselho Directivo da FLUC, Prof. Doutor Carlos André, o Autor e as Edições MinervaCoimbra têm a honra de convidar V. Exas para a apresentação do livro

A GEOGRAFIA FÍSICA DE PORTUGAL NA VIDA E OBRA DE QUATRO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Amorim Girão, Orlando Ribeiro, Fernandes Martins, Pereira de Oliveira

de Fernando Rebelo

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor António Ferreira Soares.

A sessão realiza-se no dia 28 de Abril, pelas 18h00, no Anfiteatro 3 da Faculdade de Letras.




A GEOGRAFIA FÍSICA DE PORTUGAL NA VIDA E NA OBRA DE QUATRO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Amorim Girão, Orlando Ribeiro, Fernandes Martins e Pereira de Oliveira foram quatro dos mais importantes professores portugueses de Geografia do século XX. Embora de gerações diferentes, os quatro tiveram contactos científicos entre si, marcaram de maneira mais ou menos profunda milhares de jovens estudantes e tornaram-se conhecidos de colegas de muitas universidades estrangeiras. Os quatro foram professores da Universidade de Coimbra, apesar de um deles, Orlando Ribeiro, ter vindo a desenvolver a sua carreira na Universidade de Lisboa. Os quatro trabalharam nas mais diversas áreas da Geografia. A Geografia Física de Portugal na vida e na obra de quatro professores universitários procura salientar o que eles publicaram nessa área, não deixando de enquadrar a matéria no conjunto das obras que nos legaram. Trata-se de um livro que resulta de 25 anos de trabalho do Autor na área em causa e do relacionamento que manteve com três dos quatro professores aqui evocados. Ler este livro é também fazer uma viagem pelo país que eles nos deram a conhecer.


Fernando Rebelo foi Vice-Reitor (1986-1996) e Reitor (1998-2002) da Universidade de Coimbra. Nascido em Espinho (1943), fez os seus estudos primários e secundários no Porto e universitários em Coimbra, onde se licenciou em Geografia pela Faculdade de Letras (1966) com a tese Vertentes do Rio Dueça. Assistente eventual desta Faculdade a partir de 1 de Junho de 1966, passou a Assistente (1969) e doutorou-se em Geografia Física (1975), com a tese Serras de Valongo – Estudo de Geomorfologia. Foi, então, Professor Auxiliar (1975-1978) e Professor Extraordinário (1978-1982), sendo Professor Catedrático da mesma Faculdade desde 1982. É Sócio Correspondente Nacional da Academia das Ciências de Lisboa (1993), tendo sido condecorado com a “Grã Cruz da Ordem de Mayo al Mérito”, da Argentina (2001), bem como com a “Grã Cruz da Ordem Renascença do Piauí”(2001) e com o grau de “Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, do Brasil (2002).

Ao longo da sua carreira na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernando Rebelo leccionou, também, embora esporadicamente, nas Universidades de Aveiro, Açores, Porto, Lisboa, Limoges e Paris I (Panthéon-Sorbonne), tendo proferido conferências em muitas outras, entre as quais 17 Universidades do Brasil, mas também em Universidades de outros países, como as de Manchester (Reino Unido), León, Huelva e Internacional da Andaluzia (Espanha), Nacional de Córdova (Argentina), Macau (RAM/China) e Estudos Estrangeiros de Quioto (Japão). Colaborou na Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura com cerca de 400 notas ou pequenos artigos. Além disso, entre livros, capítulos de livros, artigos, notas e recensões, tem mais de 250 títulos publicados. Em 1994, fundou a Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, hoje, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, de que é Director. Integra o grupo de consultores da Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia (desde 1995) e pertence ao "Consejo Asesor" da Polígonos, Revista de Geografia das Universidades de Castilla y León (desde 2003) e do Boletin de la Asociación de Geógrafos Españoles (desde 2008).

Últimos livros publicados:
. Percurso de um Reitor da Universidade de Coimbra (1998-2002), Coimbra, Imprensa da Universidade, 2002
. Riscos Naturais e Acção Antrópica, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2003, 2.ª ed. revista e aumentada
. Reflexões sobre a Vida Universitária, Coimbra, MinervaCoimbra, 2004
. Uma Experiência Europeia em Riscos Naturais, Coimbra, MinervaCoimbra, 2005
. Viagens pelo Brasil. Impressões de um Geógrafo, Memórias de um Reitor, Coimbra, MinervaCoimbra, 2006

Sem comentários: