quarta-feira, fevereiro 27, 2008

IRREAL PERIFÉRICO na Galeria Minerva


A Galeria Minerva inaugurou recentemente uma exposição colectiva de pintura intitulada "Irreal Periférico" com quatro artistas surrealistas: Santiago Ribeiro, Luis Morgadinho, Júlio Lopes e Paulo Vale. Uma exposição equilibrada e surpreendente.

"Em Santiago Ribeiro as telas surpreendem-nos pelo "admirável mundo", ou não, que ele recria magistralmente, colocando as pequenas figuras (homens e mulheres) numa busca incessante ou simplesmente expectantes sobressaindo o equilíbrio das cores. Ao olhar as suas telas o visitante sente-se intrigado e assaltado por uma dualidade de sentimentos. Já Luiz Morgadinho utiliza a tela como suporte debruçando-se no imaginário com fortes influências da paisagem que o rodeia: a montanha, a paisagem rural e os seus elementos. Em Paulo Vale destacam-se o fantástico e o simbolismo. E por fim, em Júlio Lopes é notória uma forte influência das crenças e mezinhas populares".

Isabel de Carvalho Garcia


A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 13 de Março, na Galeria Minerva (Rua de Macau, 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

SANTIAGO RIBEIRO
Natural de Coimbra. Possui o curso técnico de Artes e Ofícios da Escola Avelar Brotero. Organizou a participou em diversas exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções particulares e públicas.

LUIZ MORGADINHO
Nasceu em Coimbra em 1964. Pintor autodidacta.
Desde 1995 que participa em várias exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Várias menções honrosas.
Está representado em diversas colecções particulares Nacionais e Internacionais.
Citado em vários livros, ilustrou igualmente alguns.

PAULO VALE
Natural de Castelo Branco, artista plástico, mencionado no Directório de Arte 2001/2002 e membro da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior. Recebe o 1.º prémio no Concurso de Pintura Artemisia e o 1.º prémio no V Fórum Multimédia do IPJ.
Desde 1990 que participa em exposições individuais e colectivas.
Está representado em várias colecções particulares e públicas.

JÚLIO LOPES
Natural do Fundão. Artista plástico autodidacta.
Desde 2000 que participa em exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro.


































Sem comentários: