quarta-feira, dezembro 12, 2007

Os Reis Magos



A Livraria Minerva promoveu mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva, desta feita a sua sessão comemorativa do Natal, sob o título “Os Reis Magos” e com a participação de José Ribeiro Ferreira e de elementos do grupo de teatro Thíasos que leram poesia alusiva ao tema.

Tal como recordou José Ribeiro Ferreira, a festa da Epifania — ou seja, a manifestação, e com pompa real, de Jesus Cristo ao mundo inteiro —, entrou em Roma na segunda metade do século IV, embora já antes se celebrasse no Oriente e em algumas igrejas do Ocidente, com uma importância tão grande como o 25 de Dezembro para a igreja romana.

Toda a tradição cristã viu na adoração dos Reis Magos as primícias da conversão dos gentios e dos diversos povos. A festa dos Reis Magos espalhou-se por todo o lado e entrou na tradição popular, encontrando-se, hoje, os três reis do Oriente na arte, na literatura e no folclore.



Durante a sessão foram lidos poemas de Mestre André Dias, Diogo Mendes Quintela, Gomes Leal, Diogo Bernardes, Guerra Junqueiro, João de Lemos, António Sardinha, Eugénio de Castroegipto Gonçalves e Augusto Gil.

As Terças-Feiras de Minerva regressam em Janeiro de 2008.

Sem comentários: