sexta-feira, junho 01, 2007

Os Jornalistas Portugueses




Decorreu em Lisboa o lançamento do livro "Os Jornalistas Portugueses. Dos problemas de inserção aos novos dilemas profissionais", de Sara Meireles Graça, com apresentação de Adelino Gomes, Cristina Ponte e José Luís Garcia.

O livro centra a sua atenção na relação entre os problemas do acesso ao jornalismo e as transformações tecnológicas e económicas que incidem, de forma penetrante, nas práticas e perfis profissionais dos jornalistas portugueses, com ênfase particular desde os anos 1990. O período estudado reporta-se a essa altura e até aos nossos dias. A principal hipótese explorada pela autora é a de que se tem assistido, neste intervalo, a modificações de grande alcance, quer na concepção e práticas do jornalismo, quer no contexto mais próximo em que o seu exercício profissional se actualiza.

A hipótese avançada tem subjacente a ideia de que o jornalismo está situado e condicionado, de uma forma nevrálgica, nas enormes mudanças que as sociedades contemporâneas têm vindo a conhecer, como produto do dinamismo técnico-económico e da orientação globalizante neoliberal. A autora refere-se à conjugação dos movimentos de inovação tecnológica com as realidades da esfera comercial, numa fase em que o mercado é imposto como único mecanismo de regulação da economia.

Como se processa a entrada na profissão de jornalista em Portugal? Obedece a algum modelo? Existem critérios universais de qualificação? Verifica-se algum padrão de atributos necessários ao exercício do ofício e que tenham relevância para a entrada na profissão? O enquadramento legal é respeitado? Qual o papel da escolaridade no ingresso e exercício da profissão? E o do estágio? Qual a relação entre as orientações empresariais para a entrada na profissão e as situações de precariedade? Até que ponto a presença – ou ausência – de uma delimitação precisa e reconhecida do que é ser jornalista, contribui – ou não – para a própria independência do jornalismo? Para onde apontam, a este respeito, os principais dilemas que envolvem a profissão, no actual quadro de mutação tecnológica e de aguda competição empresarial?

Sara Meireles Graça tenta obter respostas às interrogações formuladas, a partir da observação sociológica de diversas fontes: dados provenientes da última inquirição nacional realizada aos jornalistas portugueses , elementos estatísticos do Sindicato de Jornalistas e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, artigos e pequenos estudos que têm vindo a ser produzidos nesta área, assim como análises feitas noutros países europeus com problemas que apresentam algum grau de similitude com o caso português.










Sem comentários: