terça-feira, maio 22, 2007

Novidade

ANÁLISES DA SAÚDE
Pedro Pita Barros

A saúde figura de forma regular nas principais preocupações dos portugueses. O desejo da sociedade de garantir que ninguém fica privado de cuidados de saúde é cada vez mais complexo de assegurar. Recursos limitados e escolhas que é preciso fazer são uma realidade também na saúde, e têm que ser feitas.

A forma como encaramos a saúde, e em particular como nos organizamos, enquanto país, para que todos tenham acesso a cuidados de que necessitem, sofreu alterações profundas no âmbito da tecnologia, da cultura, dos hábitos de vida, mas também da economia.

Este conjunto de textos, publicados em vários locais ao longo dos anos, dá um olhar, de economista, sobre o sector. A intenção é levar a ver com curiosidade e mente aberta dilemas e especificidades que associamos à saúde.

Conseguir perceber a realidade das relações económicas no sector da saúde de uma forma consistente é um desafio permanente, que se procura partilhar com estas “análises”.


Pedro Pita Barros é doutorado em Economia. Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, é Research Fellow do Center for Economic Policy Research (Londres). Foi vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho académico desenvolve-se nas áreas de regulação económica, defesa da concorrência e economia da saúde. Publica regularmente em revistas científicas de circulação internacional.
Mais detalhes podem ser encontrados em http://ppbarros.fe.unl.pt/investigacao/cv.htm.

Sem comentários: