segunda-feira, outubro 16, 2006

João Chagas. A diplomacia e a guerra. 1914-1918


As Edições MinervaCoimbra, o Director da Colecção Minerva-História,
Prof. Doutor Luís Reis Torgal,
e o Coordenador do Grupo de Trabalho
"História das Ideias Políticas e Sociais", do CEIS 20,
Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem
convidam para o lançamento do livro

JOÃO CHAGAS
A DIPLOMACIA E A GUERRA
(1914-1918)

de Noémia Malva Novais.

A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor António Reis
(Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova de Lisboa).

A sessão realiza-se no próximo dia 23 de Outubro (segunda-feira),
pelas 18h30, na Livraria Minerva
(Rua de Macau, 52 – Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

“João Chagas. A diplomacia e a guerra. 1914-1918”
é o 25.º volume da Colecção Minerva História
dirigida por Luís Reis Torgal.



Noémia Malva Novais nasceu em Ançã em 1968. É licenciada em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Prepara o doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É jornalista profissional desde 1990, contando diversas funções e/ou artigos publicados nos jornais Diário de Coimbra, As Beiras, Jornal de Coimbra, A Capital e O Comércio do Porto, bem como nas revistas Visão, Arganilia e Sábado. A par com a actividade jornalística, realizou o estágio de formação educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo exercido a actividade docente nas escolas de Ançã, Montemor-o-Velho, Lagares da Beira, Penacova e Carapinheira.
Na qualidade de jornalista, orientou o estágio curricular e profissional de alunos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação de Portalegre. Como investigadora, integra o Grupo de Trabalho “História das Ideias Políticas e Sociais” do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20).
É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituição da qual foi também bolseira de mestrado. A sua dissertação de mestrado, que agora se publica sob o título “João Chagas. A diplomacia e a Guerra. 1914-1918”, foi distinguida com a 1.ª Menção Especial do Prémio Aristides Sousa Mendes atribuído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses.

Sem comentários: