sábado, setembro 02, 2006

Cidade Universitária de Coimbra

No ano em se comemoram 50 anos da inauguração dos primeiros edifícios da Cidade Universitária de Coimbra, as Edições MinervaCoimbra salientam a obra de Nuno Rosmaninho – “O princípio de uma «revolução urbanística» no Estado Novo. Os primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra (1934-1940)”, editada em 1996.

Com coordenação e apresentação de Luís Reis Torgal, esta obra revela pela primeira vez ao público o espólio da Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra (CAPOCUC), actualmente no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O livro analisa os dois primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra, elaborados entre 1934 e 1940, documentos fundamentais para compreender a génese do projecto que, nas décadas seguintes, operou uma profunda ruptura urbanística na zona universitária da Alta. Cada programa compõe-se de um relatório e de uma planta das modificações a realizar.


O PRINCÍPIO DE UMA «REVOLUÇÃO URBANÍSTICA» NO ESTADO NOVO
OS PRIMEIROS PROGRAMAS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE COIMBRA (1934-1940)
Nuno Rosmaninho

ISBN: 972-9130-00-0 . 1996 . 340 páginas . 22,00 euros

[Índice] Introdução: A Alta de Coimbra: aspectos históricos e urbanísticos . A Universidade e o Estado Novo . o urbanismo e a arte ao serviço de um Estado autoritário . A reformulação das instalações universitárias: intenções e realidades . Os dois primeiros programas de obras (1934-1940) . O plano definitivo da Cidade Universitária . Relatório da primeira comissão de obras (1934-1937): Portaria do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, de 4 de Dezembro de 1934 . Portaria conjunta do Ministério das Obras Públicas e Comunicações e do Ministério da Instrução Pública, de 11 de Dezembro de 1934 . Comissão de obras . Introdução . Definição do programa da Cidade Universitária de Coimbra . Estado actual das instalações universitárias . Plano da Cidade Universitária . Cálculo das áreas ocupadas dentro do perímetro da Cidade Universitária . Nota complementar . Relatório da segunda comissão de obras (1937-1940): Introdução . Obras indispensáveis para a instalação adequada dos serviços universitários . Demolições destinadas a desafrontar os edifícios universitários . Realizações em benefício dos estudantes . Esquema geral do programa . Ordem das realizações . Cálculo orçamental . Revisão do relatório em consequência de uma visita de Duarte Pacheco a Coimbra . Parecer de Ângelo da Fonseca e Bissaya Barreto acerca do Hospital Escolar a construir

Sem comentários: