sexta-feira, março 10, 2006

Novidades

PÉ DIABÉTICO Recomendações para o diagnóstico, profilaxia e tratamento

Carlos Costa Almeida
Cirurgião geral e vascular; Director de Serviço do Centro Hospitalar de Coimbra; Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Regente da Cadeira de Cirurgia Vascular

Álvaro Pratas Balhau
Cirurgião geral e vascular; Assistente Graduado do Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos)

Carlos Pereira Alves
Cirurgião geral e vascular; Director de Serviço do Hospital dos Capuchos (Lisboa); Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

José Neves
Cirurgião geral e vascular; Assistente Graduado do Hospital dos Capuchos (Lisboa)

Mateus Amado Mendes
Cirurgião geral; Director de Serviço do Hospital de Santo André (Leiria)

Luís Filipe Pinheiro
Cirurgião geral; Chefe de Serviço do Hospital de S. Teotónio (Viseu)

Aida Paulino
Cirurgiã geral; Assistente Hospitalar do Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco)


Estas recomendações sobre Pé Diabético destinam-se a todos – médicos, enfermeiros, podologistas, fisioterapeutas – que lidam no seu dia a dia profissional com este flagelo social, bem como aos próprios doentes diabéticos.
São recomendações objectivas, de carácter essencialmente prático, respostas a perguntas muitas vezes feitas, mas assentes em algumas páginas de natureza teórica sobre a diabetes e a fisiopatologia desta sua complicação. Num pequeno texto pretende-se dar uma visão global, concisa mas eficaz, do problema tal como ele é visto pelos autores no momento actual.




PARA COMPREENDER O JORNALISMO
O
Diário de Notícias visto pela Provedora dos Leitores (2001-2004)


ESTRELA SERRANO é doutorada em Sociologia da Comunicação e da Cultura pelo ISCTE e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.
É membro da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) e docente na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) onde foi fundadora do curso de Jornalismo.
É vice-presidente do Centro de Investigação “Media e Jornalismo”, co-directora da Revista académica com o mesmo nome e membro do Conselho Editorial da Revista de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Foi co-fundadora da Pós-Graduação/Extensão Universitária em Jornalismo ministrada pela ESCS e pelo ISCTE.
É membro do Clube de Jornalistas e foi provedora dos leitores do Diário de Notícias de Abril de 2001 a Abril de 2004, sendo a primeira mulher a desempenhar esse cargo, em Portugal.
Foi realizadora de programas, directora adjunta do Programa 2, directora da Antena 1, na Radiodifusão Portuguesa e jornalista na RTP.
Foi assessora para a comunicação social do Presidente da República, Mário Soares, durante os seus dois mandatos.
É autora, entre outros, do livro "As Presidências Abertas de Mário Soares, as estratégias e o aparelho de comunicação do Presidente da República", e de artigos académicos sobre media e jornalismo.


Os textos que compõem este livro constituem uma selecção das colunas publicadas pela autora, entre Abril de 2001 e Março de 2004, na qualidade de provedora dos leitores do Diário de Notícias. Elas reflectem alguns dos acontecimentos que marcaram esses anos, entre os quais, a nível internacional, o 11 de Setembro e a Guerra do Iraque e, a nível nacional, as eleições autárquicas e legislativas de 2001 e 2002, e o Processo Casa Pia. No campo do jornalismo, alguns dos bastiões do jornalismo de “referência”, como o New York Times e a BBC, viram, neste período, abalada a sua credibilidade, o primeiro devido ao envolvimento de um seu repórter em notícias inventadas e a segunda devido à cobertura jornalística do “caso Kelly”, por ocasião da guerra do Iraque e da polémica em torno das armas de destruição maciça.

Foram três anos de intensa discussão sobre o jornalismo e os jornalistas, nomeadamente no que respeita às suas relações com a política, com a guerra e com a justiça. Por outro lado, durante esses anos, o Diário de Notícias sofreu significativas alterações no seu formato, grafismo e conteúdo, para além da substituição da sua direcção, processo que desencadeou grande polémica interna e externa, levando a uma re-orientação da linha editorial do jornal. Os leitores não ficaram de fora dessas polémicas. Pelo contrário, exigiram participar, criticando com inteligência e severidade algumas das opções do jornal.

A compilação em livro de uma selecção das colunas da provedora dos leitores pretende ultrapassar o carácter efémero de uma coluna de jornal, sistematizando e fixando, de uma maneira mais consistente e duradoira, uma reflexão sobre o jornalismo e os jornalistas e, mais particularmente sobre o Diário de Notícias.

Sem comentários: