quinta-feira, janeiro 12, 2006

Um lugar para a poesia de Günter Eich

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Isabel de Carvalho Garcia, Gonçalo Vilas-Boas,
Júlia Garraio, Maria Manuela Delille e Peter Hanenberg



As Edições MinervaCoimbra e o Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG) lançaram recentemente a obra “Um lugar para a poesia . Günter EIch e a construção da imagem do poeta entre 1927 e 1959”, da autoria de Júlia Garraio. Fruto da tese de doutoramento da autora, o livro é o número 10 da colecção Minerva/CIEG, coordenada por Maria Manuela Gouveia Delille, que também dirige o centro.

A apresentação da obra esteve a cargo de Gonçalo Vilas-Boas, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seguindo-se uma leitura de poemas de Eich, em alemão por Peter Hanenberg, e em português por Júlia Garraio.

Günter Eich é um autor pouco conhecido em Portugal, e mesmo no mundo alemão não é dos mais divulgados, “ainda que seja um dos nomes mais importantes da literatura que se seguiu à segunda guerra mundial”, referiu Gonçalo Vilas-Boas.


A obra de Eich é uma importante reflexão sobre a literatura e o mundo, através da poesia, das peças radiofónicas, da prosa ficcional e de textos estético-críticos. A sua carreira literária iniciara-se, porém, duas décadas antes, nos turbulentos últimos anos da República de Weimar.
“É precisamente esse trajecto que Júlia Garraio nos traça de modo exemplar, tornando a leitura muito agradável”, afirmou. “Isto torna o volume num imprescindível instrumento de trabalho, não só para os estudiosos do autor em questão, mas para todos os que se interessam pela literatura alemã”.

E mesmo quem não sabe alemão, “não se preocupe”, assegurou Gonçalo Vilas-Boas, já que poderá seguir o percurso eichiano visto que Júlia Garraio traduz cuidadosamente todas as citações.

Maria Manuela Delille sublinhou a importância de Günter Eich na literatura alemã e europeia, lamentando o facto de este não ser divulgado em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países. Em Espanha, por exemplo, acaba de ser editado um volume da poesia completa de Eich.


Júlia Garraio licenciou-se em 1992 em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Ingleses e Alemães, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequentou, na mesma universidade, o curso de mestrado em Literatura Alemã e Comparada, que concluiu em 1997. De 1994 a 1998 foi Leitora de Português na Universidade de Würzburg (República Federal da Alemanha). Em 2003 prestou provas de doutoramento em Literatura Alemã na Universidade de Coimbra, com a dissertação que se publica no presente volume.

Sem comentários: