terça-feira, novembro 15, 2005

Uma experiência europeia em riscos naturais



A divulgação científica na área dos riscos aparece neste livro sob a forma de memórias de uma experiência europeia na investigação, reflexão e ensino de riscos (ditos) naturais.

Inicialmente publicados no Diário As Beiras, de Coimbra, durante dezanove semanas, os textos que agora se editam foram, entretanto, organizados, revistos e aumentados. Foi, também, acrescentada uma longa bibliografia, com apresentação comentada de livros estrangeiros sobre riscos, que, em parte, já tinha sido dada a conhecer na Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, hoje, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.

Esta experiência europeia em riscos naturais iniciou-se em 1991. Enriquecedora em múltiplos aspectos, tinha de ser compartilhada com todos os que são sensíveis a estas matérias, mas principalmente com os estudantes que as têm nos seus programas curriculares.



FERNANDO REBELO nasceu em Espinho (16 de Setembro de 1943), fez os seus estudos primários e secundários no Porto e universitários em Coimbra, onde, com a dissertação intitulada Vertentes do Rio Dueça, se licenciou em Geografia pela Faculdade de Letras (1966). Antes, em Fevereiro de 1965, iniciou a sua carreira docente em Leiria, no Externato Correia Mateus. Assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 1 de Junho de 1966, aqui se doutorou em Geografia Física (1975), com a tese Serras de Valongo – Estudo de Geomorfologia, foi Professor Auxiliar (1975-1978) e Professor Extraordinário (1978-1982). É Professor Catedrático da mesma Faculdade, desde 1982. Embora esporadicamente, leccionou, também, nas Universidades de Aveiro, Açores, Porto, Lisboa, Limoges e Paris I (Panthéon-Sorbonne). Foi Vice-Reitor (1986-1996) e Reitor (1998-2002) da Universidade de Coimbra.
Sócio Correspondente Nacional da Academia das Ciências de Lisboa, desde 1993, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Mayo, da Nação Argentina (2001), e com o grau de “Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, do Brasil (2002). Colaborou na Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura com cerca de 400 notas ou pequenos artigos. Além disso, entre livros, capítulos de livros, artigos, notas e recensões, tem mais de 200 títulos publicados. Em 1994, fundou a Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, agora, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, da qual é Director. Integra o grupo de consultores da Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia (desde 1995) e pertence ao “Consejo Asesor” da Polígonos, Revista de Geografia das Universidades de Castilla y León (desde 2003).

Sem comentários: