sábado, dezembro 03, 2005

Lançamentos

Dia 5 de Dezembro
Por ocasião do congresso "Espaço Público Poder e Comunicação" será apresentado o livro "ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT - o político como relação e acção comunicativa", de Carla Martins, às 16.30 horas, no Anfiteatro III (4º Piso), da Faculdade de Letras.

A apresentação será integrada na conferência da autora, no referido congresso, subordinada ao tema " Do Espaço Público à esfera social".

Este livro constitui o número 40 da colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita.

Hannah Arendt é uma referência incontornável da teoria política da segunda metade do século XX. Herdeira da tradição grega, e entusiasta do élan revolucionário, a pensadora germano-americana propõe uma perspectiva singular da acção política, enquanto constitutivamente comunicativa e aberta à pluralidade, e da esfera pública, definida como espaço de aparência onde a acção humana se manifesta. No seu diagnóstico das sociedades contemporâneas, Arendt alerta contra a “socialização” da esfera pública – a sua permeabilização a mecanismos de funcionamento próprios da esfera privada – e a hegemonia da tecnociência. Questiona finalmente o afastamento do homem em relação à política e o seu refúgio no universo de intimidade e, em última análise, coloca a questão radical de saber se a política tem ainda um sentido.

CARLA MARTINS é licenciada e mestre em Filosofia e desenvolve actualmente o doutoramento na área das Ciências da Linguagem e da Comunicação. Iniciou o seu percurso profissional como jornalista, tendo trabalhado na RTP entre 2000 e 2003. Colabora regularmente em regime free-lance com as revistas Jornalismo & Jornalistas, Media XXI e com o programa Clube de Jornalistas. É professora na Universidade Lusófona e na Escola Superior de Comunicação Social.



Dia 6 de Dezembro
Lançamento do livro "UMA EXPERIÊNCIA EUROPEIA EM RISCOS NATURAIS", de Fernando Rebelo
Apresentação a cargo do Dr. Henrique Fernandes, Governador Civil do Distrito de Coimbra
Livraria Minerva (Rua de Macau 52, Bairro Norton de Matos), 18.30 horas

A divulgação científica na área dos riscos aparece neste livro sob a forma de memórias de uma experiência europeia na investigação, reflexão e ensino de riscos (ditos) naturais. Inicialmente publicados no Diário As Beiras, de Coimbra, durante dezanove semanas, os textos que agora se editam foram, entretanto, organizados, revistos e aumentados. Foi, também, acrescentada uma longa bibliografia, com apresentação comentada de livros estrangeiros sobre riscos, que, em parte, já tinha sido dada a conhecer na Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, hoje, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. Esta experiência europeia em riscos naturais iniciou-se em 1991. Enriquecedora em múltiplos aspectos, tinha de ser compartilhada com todos os que são sensíveis a estas matérias, mas principalmente com os estudantes que as têm nos seus programas curriculares.

FERNANDO REBELO é doutorado em Geografia Física (1975), e é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 1982. Embora esporadicamente, leccionou, também, nas Universidades de Aveiro, Açores, Porto, Lisboa, Limoges e Paris I (Panthéon-Sorbonne). Foi Vice-Reitor (1986-1996) e Reitor (1998-2002) da Universidade de Coimbra.
Entre livros, capítulos de livros, artigos, notas e recensões, tem mais de 200 títulos publicados. Em 1994, fundou a Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, agora, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, da qual é Director. Integra o grupo de consultores da Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia (desde 1995) e pertence ao “Consejo Asesor” da Polígonos, Revista de Geografia das Universidades de Castilla y León (desde 2003).

Sem comentários: