segunda-feira, outubro 31, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA «ADVOCACIA QUE FAZER?» COORDENAÇÃO DE ALFREDO JOSÉ CASTANHEIRA NEVES


Foto de Edições MinervaCoimbra.


Sugestão de leitura 
ADVOCACIA QUE FAZER? Coordenação de Alfredo José Castanheira Neves.


Este livro é composto por uma introdução escrita pelo coordenador da obra – o advogado Alfredo José Castanheira Neves – e por 45 depoimentos sobre o estado e o futuro da advocacia numa perspectiva de sistema de justiça, depoimentos esses escritos por destacadas personalidades do mundo jurídico e da advocacia, que abordam a temática numa perspectiva não “corporativa”.
Advocacia - Que Fazer? é uma obra colectiva que representa por si um desafio às estruturas do poder judiciário.

«Com os Advogados e pela advocacia» poderia ser o tema desta obra, com a certeza de que é ao advogado que cabem as actuações mais importantes no recebimento, diagnóstico, composição e resolução dos conflitos surgidos no seio da comunidade, com referência à honra, à liberdade, ao património, enfim e em suma, aos direitos dos cidadãos constitucionalmente consagrados.
MinervaCoimbra, 2001. minervacoimbra@gmail.com 

segunda-feira, outubro 24, 2016

«CAMPOS DE MIRANDA» DE EDGARD PANÃO. APRESENTAÇÃO EM MIRANDA DO CORVO, AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL [29 DE OUTUBRO DE 2016, PELAS 16H00]



CONVITE
      O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, 
Miguel Baptista, as Edições MinervaCoimbra e o Autor 
têm a honra de convidar V. Exa.
para a apresentação do livro

CAMPOS DE MIRANDA
de Edgard Panão.

A apresentação será feita por Sansão Coelho
(jornalista e professor do ensino superior)
e a sessão realiza-se no próximo sábado, dia 29 de Outubro, 
pelas 16h00, no Auditório da Câmara Municipal 
de Miranda do Corvo.

***
Capa de autoria de Torsten Steinbach

Nota do Autor: 
Este livro é dedicado a todos os Mirandenses, sem excepção. Nele se evocam aspectos da vida comunitária local dos anos 1940/1950, como por exemplo: Alcunhas (85) de famílias daquele tempo; Procissão bianual do Senhor dos Passos; Anjinhos( mortalidade infantil) e a Escola; Lagares de azeite e as velhas almotolias; Trabalhos precários de enxada; Namoros perigosos e frutos escondidos; Batizados, Catequese; Filhos de Miranda e seus trilhos; Pharmácia Cunha; Beber uns copos nas tabernas( Fikaketo, Cordeiro,Caracol, etc..); Café do Caro amigo (mais tarde, Café Marreco); Comboio de Miranda, viagens inesquecíveis; Vacinas na ANT( Assistência Nacional aos Tuberculosos); Quartas-feiras na Praça, na Feira da Sardinha e na Feira dos Bois; Topónimo Buraco, onde nasceu a Vila após a saída do Al Andaluz do qual resta a lenda da Moira encantada,a Princesa castelã, do escudo da vila Caminhito (da Vila até… algures); Engenho do linho do “engº” Armando Cosme: os tormentos do linho. Figueira da Foz, a Praia da Claridade e muitos outros assuntos a lembrar aqueles tempos( bons e menos bons) vividos pelas pessoas, etc, etc.




Edgard Panão para além de professor de Filosofia e História em vários liceus do país, foi director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro, director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito) Angola e ainda responsável pelos Serviços de Educação em Dili. Foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam:

▪ «A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda 
   do Corvo» (2002), 
 «Covseiro de Myranda» (2006), 
▪ «Cartas a Ana de Leonardo» (2007),
▪ «Os Trautos de Miranda» (2008), 
▪ «Comentário - O outro lado da coisa» (2009),
▪ «Os convencidos da Vida» (2010), 
▪ «O Tombo da República-Ensaio sobre o período inicial do novo regime político (1910-1926)»(2011),
▪ «Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo»de Belisário Pimenta (2012)
▪ « O Bulário da Casa Grande» 2013,
▪ «Campos de Sombra» 2014,
▪ «Campos de Arruda», 2015.
▪ «Campos de Miranda», 2016.

Os onze últimos livros com a chancela das Edições MinervaCoimbra.

quarta-feira, outubro 19, 2016

«UMA NOVA PRINCESINHA» DE ROSA DO CÉU AMORIM [APRESENTAÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBERGARIA-A-VELHA]







Decorreu na Biblioteca Municipal de Albergaria-aVelha a apresentação do livro «Uma nova Princesinha» de Rosa do Céu. 
 Esta foi a primeira acção (cultural e solidária) do Rotary Club de Albergaria-a-Velha, em formação. 
O Presidente da Câmara de Albergaria-a-velha, Dr. João Loureiro, presidiu à acção. Na mesa estava igualmente o presidente da Assembleia Geral, Dr. Mário Branco, que encerrou a sessão, e ainda, João Oliveira, presidente do Rotary Club de Aveiro-clube padrinho- ,Carlos Goulart, presidente do Rotary Club de Albergaria-a-Velha (em formação), Deolinda Nunes - RC de S. João da Madeira-, presidente da Comissão Distrital de Expansão, a autora, Rosa do Céu Amorim (RC de Aveiro), a apresentadora, a psicóloga Mariana Parente (RC de Albergaria-a-Velha), e a editora, Isabel de Carvalho Garcia (RC de Coimbra).
No final contou-se ainda com a intervençao do past-governador João Barbosa e com Nicole Maia, ao piano. Apresentou a sessão Mónica Estima (RC de Albergaria-a-Velha). «Uma Nova Princesinha» uma edição com a chancela da MinervaCoimbra e com "A Serviços e Traduções - ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES, como Parceiro Cultural". www.minervacoimbra.pt  
https://pt-pt.facebook.com/minervacoimbraed/minervacoimbra@gmail.com

sexta-feira, outubro 14, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA «A HISTÓRIA EM DIRECTO-OS ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS NA TELEVISÃO» DE DANIEL DAYAN E ELIHU KATZ




Sugestão de Leitura
A HISTÓRIA EM DIRECTO - OS ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS NA TELEVISÃO
de Daniel Dayan e Elihu Katz. Nr 7 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita. 

Os autores referem os grandes acontecimentos televisivos que atraíam as maiores audiências, como a coroação da Rainha Isabel II, a chegada do homem à lua, passando pelo funeral de Lady Di às visitas do Papa. A “história em directo” mostra que o papel da televisão, nas sociedadescontemporâneas, está longe de se limitar à função informativa.



Daniel Dayan, francês, nascido em 1943, é professor, investigador, tradutor. Membro do Instituto Mauss Marcel at Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, e do Instituto Europeu Levinas. Dayan foi Director de Investigação em Sociologia, pelo Centre National de la Recherche Scientifique , professor de teoria dos media no Institut d 'Études Politiques, (Sciences-Po) Paris e Professor visitante na New escola for social Research , em Nova York. Daniel Dayan é formado em Antropologia, Literatura comparada, semiótica e estudos de cinema da Sorbonne, Universidade de Stanford e L'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, onde se doutorou em Estética sob a direção de Roland Barthes.



Elihu Katz, nasceu em 1926, em New York. Sociólogo americano que contribuiu significativamente para o estudo da comunicação de "massas". Katz frequentou a Universidade de Columbia, Nova York, onde estudou sociologia e fez um MBA (1948), mestrado (1950), e um Ph.D. (1956).
Katz voltou sua atenção para ajudar o governo de Israel. Autor de inúmeros relatórios sobre a televisão e os seus efeitos, sobre a vida de Israel todos os dias. Na década de 1970, trabalhou com a Universidade de Manchester, na Inglaterra, para ajudar a introduzir televisão aberta aos países em desenvolvimento. Durante sua carreira, Katz foi Professor da Escola Annenberg, da Universidade da Pensilvânia, professor emérito de sociologia e comunicação da Universidade Hebraica de Jerusalém, distinto professor visitante na University of Southern California, professor associado da Universidade de Chicago, professor visitante na Universidade de Columbia, e director científico do Instituto Guttman de Pesquisa social Aplicada em Israel. Foi agraciado com títulos honoris causa das Universidades de Ghent, Haifa, Montreal e Paris e recebeu muitos prémios internacionais.

www.minervacoimbra.pt
minervacoimbra@gmail.com 

Edições MinervaCoimbra | Facebook

sábado, outubro 08, 2016

«UMA NOVA PRINCESINHA» DE ROSA DO CÉU AMORIM APRESENTAÇÃO EM ALBERGARIA-A-VELHA, BIBLIOTECA MUNICIPAL [15 DE OUTUBRO, 16H30 ]





CONVITE

Apresentação do livro «Uma nova Princesinha» de Rosa do Céu

com ilustrações de Jeremias Bandarra.

A apresentação será feita pela psicóloga Mariana Parente,
e a sessão realiza-se na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. 

Uma iniciativa do Rotary Club de Albergaria-a-Velha (em formação) 
que fará também a sua apresentação.
 
«Uma Nova Princesinha» uma edição com a chancela da MinervaCoimbra 

e com "A Serviços e Traduções - ROYAL SCHOOL OFLANGUAGES, 
como Parceiro Cultural".

www.minervacoimbra.pt
minervacoimbra@gmail.com 
Edições MinervaCoimbra | Facebook