segunda-feira, abril 06, 2015

EM DESTAQUE. MARIA LUCILIA MERCÊS DE MELLO [HOMENAGEM EM COIMBRA PELA E. P. PROFITECLA]





 Maria Lucilia Mercês de Mello (médica e poeta) foi homenageada 
pela E. P. Profitecla (Coimbra) 
com inauguração de uma sala com o seu nome. 


Assinalando o Dia Mundial da Poesia a E.P. Profitecla inaugurou, no dia 20 de Março, a “Sala Lucília Mercês de Mello”. O evento começou com a leitura de alguns poemas de “Tempo da Bruma”, de Maria Lucília Mercês de Mello, pelos alunos. A sessão foi iniciada pelas professoras Luisa Sequeira e Gabriela Rocha Alves. De seguida, coube a Isabel Garcia, das Edições MinervaCoimbra, a apresentação da homenageada, tendo esta destacado o profissionalismo, o pioneirismo, o humanismo, a solidariedade e a dedicação que pautaram a sua atividade profissional como médica psiquiátrica, bem como o seu talento para a escrita e para a poesia. Presente também a poeta, Maria Lucília Mercês de Mello saudou a iniciativa da Escola, agradecendo a distinção que lhe foi conferida e terminando a sua intervenção com a leitura do poema “… Um Construtor de Paz”, que dedicou aos jovens presentes. No final da sessão, foi descerrado um painel alusivo ao evento.

Maria Lucília Mercês de Mello fez questão de oferecer obras da sua autoria para a Biblioteca da escola.No painel ficou registado para a posteridade: "Lucilia Mercês de Mello. Poeta. Médica Psiquiatra. Fundadora do Centro Regional de Alcoologia MLMM" .

Da sua actividade profissional, Isabel Garcia destacou a jovem médica psiquiatra que chegada ao Hospital de Sobral Cid em 1962, com enorme sensibilidade e espírito humanista, iniciou o desenvolvimento de uma nova abordagem assistencial ao doente alcoólico e de combate ao alcoolismo, que constituiu os primeiros passos de um longo e ininterrupto processo que viria a dar lugar à criação de estruturas e de serviços oficiais. Criou, em 1964, o Serviço de recuperação de alcoólicos que mais tarde deu origem ao Centro Regional de Alcoologia de Coimbra, actualmente Centro Regional de Alcoologia Maria Lucília Mercês de Mello e o facto de ter desempenhado vários cargos e funções na área da alcoologia, a nível nacional, ciência então em desenvolvimento e implementação no país. Enquanto poeta é autora das Edições MinervaCoimbra

Luisa Sequeira (Profitecla), Isabel de Carvalho Gracia, 
Maria Lucilia Mercês de Mello 
e Gabriela Rocha Alves (Profitecla)

Maria Lucilia Mercês de Mello

In "Diário As Beiras", 03-04-2015 [p. 27].

Maria Lucilia Mercês de Mello
Natural de lisboa. Licenciatura medicina na universidade de lisboa e o curso de ciências pedagógicas  da Fac de letras da mesma universidade. Em 1958 iniciou como voluntária o Estágio em Psiquiatria no Hospital Júlio de Matos frequentando simultaneamente durante 3 anos, o Serviço de Medicina dos Hospitais civis de Lisboa (Hospital Santa Maria e Banco do Hospital de S. José. Em 1961 Assistente eventual do Hospital Júlio de Matos – Lisboa.
Em 1962 começou então como assistente do Hospital Sobral Cid em Coimbra passando em 1971 a Chefe de Serviços Clínicos e em 1976 a Directora de Serviço.
Vive em Coimbra desde 1962 ano em que ingressou no quadro do hospital de Sobral Cid, tendo aí criado o Serviço de recuperação de alcoólicos que mais tarde deu origem ao Centro Regional de Alcoologia de Coimbra, actualmente Centro Regional de Alcoologia Maria Lucília Mercês de Mello. Desempenhou vários cargos e funções na área da alcoologia, a nível nacional, ciência então em desenvolvimento e implementação no país.
Em 1964 iniciou o desenvolvimento de uma nova abordagem assistencial ao doente alcoólico e de combate ao alcoolismo, que constituiu os primeiros passos de um longo e ininterrupto processo que viria a dar lugar à criação de estruturas e de serviços oficiais.
É autora de mais de uma centena de trabalhos ligados à alcoologia. Participou na elaboração de manuais destinados a formação alcoológica de profissionais de saúde e de educação e outras a nível nacional e estrangeiro.
Em 1960 recebeu um louvor no Hospital Júlio de Matos por “zelo, competência e dedicação ao serviço”
Em 1972 foram-lhe atribuídas Medalha  e Prémio “Médico de Empresa”
Em 1973 foi distinguida com a Medalha de Honra da Sociedade Espanola Contra el Alcoholismo y Toxicomanias de Barcelona
Em 1994 foi-lhe conferido LOUVOR PELO Ministro da Saúde e Director Geral da Saúde
É membro de sociedades científicas nacionais e estrangeiras, sendo sócio fundadora nº 1 da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, cuja revista foi primeira directora.
Frequenta desde 1996 a disciplina de Literatura Portuguesa da Universidade do Tempo Livre da ANAI. No campo da poesia publicou embora tenha iniciado desde muito cedo a sua escrita, esporadicamente publicada só após a aposentação veio a público o seu primeiro livro: «Poemas em dois Tempos», 1998, MinervaCoimbra, seguindo-se «Tempo de bruma», 2001, MinervaCoimbra;  «Sintonias», 2003, MinervaCoimbra; »Trilogias líricas», 2005, MinervaCoimbra, premiado no concurso de poesia “António Patrício” da SOPEAM-2006: participou na colectânea de poesia da Pé de Página Editores, 2001; na Antologia de poesia Ibérica »Vento, sombra de vozes», 2004, ed. Ceylia, Salacamanca, 2004; revista “EntreLetras”, 2004/2005. Co-coordenadora e autora da Antologia Poética Solidária “Degraus”-a favor da LAHUC, ed. Casino Figueira.
A Sociedade Portuguesa de Alcoologia, nascida em 1986,resultou de um somatório de vontades, que o Dr. José António Alves de Carvalho Barrias e Maria Lucília Mercês de Mello, souberam corporizar.As respostas a este grave problema de saúde pública, e diz-se grave porque apresenta uma prevalência de mais de 6% da população portuguesa de dependentes de álcool, limitavam-se a tratamentos de desintoxicação dentro dos hospitais psiquiátricos, pese embora o Centro de Recuperação de Alcoólicos de Coimbra e o Centro António Flores de Lisboa, já ultrapassassem os muros hospitalares e iniciavam a prevenção.
A Drª Lucília em Coimbra, a Drª Odília Castelão em Lisboa, o Dr Barrias no Porto no Grupo de Estudos sobre o Alcoolismo no Hospital Magalhães Lemos, o Dr. Pistachini Galvão na Casa de Saúde do Telhal-Lisboa, iam fazendo, não o que podiam mas muitas vezes o que não podiam em prol dos doentes e famílias dos alcoólicos.
A Sociedade Portuguesa de Alcoologia, surge como uma necessidade de congregar à sua volta médicos psiquiatras, clínicos gerais, gastrenterologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, investigadores e outros profissionais, que pudessem estudar e partilhar conhecimentos, bem assim como publicar em revista própria e ainda participar noutras organizações congéneres internacionais.
Organizaram-se por todos país quase vinte Jornadas Nacionais de Alcoologia e cinco Congressos. Editou-se a revista. Fizeram-se dezenas de cursos de formação de Alcoologia. De parceria com Universidade realizaram –se Pós graduações em Alcoologia. A sociedade esteve presente nos fóruns nacionais e internacionais dos problemas ligados ao álcool.


Sem comentários: