terça-feira, julho 27, 2010

AO SERVIÇO DA DIDÁCTICA DA HISTÓRIA de OCTÁVIO AMADO FERREIRA



OCTÁVIO AMADO FERREIRA acaba de publicar "AO SERVIÇO DA DIDÁCTICA DA HISTÓRIA - trabalhos de apoio ao ensino da história"

"O autor, ao longo da sua carreira de docente ao serviço da História, deparou-se com uma escassa existência de publicações na área da Didáctica da História, para além de reduzidas acções de formação ou de cursos de especialização nesta importante área pedagógica.
Assim nasceu este livro Ao serviço da Didáctica da História -Trabalhos de Apoio ao Ensino da História que (…) “oferece ao leitor um exemplo claro de riqueza da multidisciplinariedade que respira a própria área escolar e científica em referência.

Com efeito, o Autor conduz-nos por um interessante e diversificado percurso de momentos literários, que vão desde os trabalhos de investigação e as monografias de índole histórica – no contexto universal nacional, regional e local - até ao teatro; passando pelo ensaio em torno de um conjunto variado de problemas e desafios que se têm apresentado à Didáctica da História, mormente, à sua aplicabilidade prática em ambiente escolar pró-activo e interactivo…”.

(…) “Na perspectiva do jurista – e praticamente leigo nos domínios temáticos e científicos versados nesta obra -, resta-nos chamar a atenção, por um lado, para o espírito de Cidadania e de Amor que o Autor tão louvavelmente promove; por outro, para a escrita que utiliza – sobretudo, nos textos de produção histórica e teatral -, revelando um estilo muito próprio, vivo e emocionante, como que convidando o leitor a observar ou a viver os eventos que vai narrando ou representando.

História, ciência, drama, romance, comédia…, enfim, tantos e tão bons momentos numa obra só, mas voltados para um público que se imagina tão diversificado quanto voraz pelo conhecimento.”

Francisco Amado Ferreira
(In Prefácio)

Octávio Amado Ferreira é licenciado em História e Filosofia com diversas especializações no âmbito da Didáctica da História tirados na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Leccionou todos os níveis do 3º Ciclo do Ensino Básico e diferentes programas do Ensino Secundário, desde o 10º ao 12º anos (mais recentemente História A e História C). Exerceu os cargos de representante da área disciplinar de História; coordenador de ano; coordenador dos directores de turma do 3º ciclo; coordenador do centro de recursos e de biblioteca; director de turma do 3º Ciclo e do Ensino Secundário; coordenador de clube de rádio. Foi também, por diversas vezes corrector de exames nacionais do 12 º Ano; durante seis anos pertenceu ao secretariado de exames; colaborou em anteriores projectos educacionais e foi colaborador e participante em vários projectos educativos.

Foi participante e organizador das Escolíadas de 2002, tendo sido membro do júri das mesmas, convidado pela DREC, em 2003. participou em inúmeras acções de formação. Ao longo da sua carreira profissional organizou inúmeras visitas de estudo, acções de formação e palestras nas mais diversas áreas do saber.

6 comentários:

Effý disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Hehe!

Dr. Avestruz!!!

Corra um bocadinho!

HAHA

Anónimo disse...

Hehe!

Dr. Avestruz!!!

Corra um bocadinho!

HAHA

Anónimo disse...

Hehe!

Dr. Avestruz!!!

Corra um bocadinho!

HAHA

Anónimo disse...

Dr. Otavio:

Profissão: Avestruz Profissional.
Doutorado em: Tecnica de corrida de avestruz
HEHE

fã_do_dr._avestruz disse...

Então stor?
Nunca expulsa ninguem...

É só correr... E a sua pasta ainda ta muito riscada? HEHE